sexta-feira, 3 de abril de 2020

Pausar ou não os financiamentos durante a crise do Coronavírus?

E aí pessoal, tudo de boa?

            Sejam bem vindos a mais um post do blog! Provavelmente muita gente aqui da blogosfera não possui financiamentos de bens móveis ou imóveis pela própria filosofia de vida adotada para se tentar obter a independência financeira, mas para aqueles que possuem (como eu, que possuo financiamento imobiliário pela Caixa), pinta uma dúvida quando foi largamente divulgado pela mídia a possibilidade de se realizar uma "pausa" no financiamento por 60 ou 90 dias (no caso da Caixa) . 
             A pergunta que não quer calar surgiu imediatamente na minha cabeça: será que as instituições financeiras, em um transe momentâneo de solidariedade global resolveram fazer isso realmente por caridade? Será que existe almoço grátis nessa "pausa" oferecida pelos bancos?
            Aqueles que já estão calejados nos assuntos financeiros já sabem que a resposta é negativa, e partindo desse pressuposto passei a investigar o que realmente aconteceria nessa situação, eis a resposta:

1) O contrato é postergado por 60 ou 90 dias, mantendo-se o mesmo número de parcelas restantes, que serão somadas após a última parcela até então vigente;
2) Durante esses 60 ou 90 dias o devedor não irá desembolsar qualquer quantia, mas isso não quer dizer que não terá encargos, porque:
3) O valor dos juros devidos nesses 60 ou 90 dias serão acrescentados e diluídos nas parcelas restantes, somando-se aos juros regulares que já haviam nas respectivas parcelas.
              
         Isso quer dizer que os bancos fizeram o dever de casa e conseguirão aumentar seus lucros durante a crise, pois muita gente já solicitou a "pausa" e, conforme a pandemia for se alastrando pelo Brasil, muitas outras irão solicitar o alívio temporário no bolso.
             Não estou aqui para julgar ninguém, pois cada um sabe onde seu calo aperta, e num momento de necessidade esse alívio temporário pode fazer a diferença entre ter recursos para alimentação e saúde ou não, no entanto devemos estar cientes que não se trata de benevolência dos bancos e existem custos extras envolvidos na transação.
         Também não estou julgando os bancos pois eles desempenham uma atividade comercial privada que objetiva lucro e também sofrerão os impactos econômicos da pandemia (mesmo a Caixa, que apesar de ser Empresa Pública é uma PJ de direito privado). 
           A princípio não irei solicitar a pausa pois sempre provisiono recursos para pelo menos 2 meses de despesas do financiamento e continuo trabalhando normalmente mesmo com a crise. Agora, se a coisa apertar por mais tempo é possível que eu precise solicitar essa pausa, se estiver ainda disponível até lá.
              

4 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar essa informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! O objetivo da finansfera é a troca de informações! Abs.

      Excluir
  2. Rapaz.... isso a globo não mostra!kkkk Pensei em solicitar essa pausa pra juntar o valor e quando voltar amortizar no saldo devedor. eu tentando ser mais esperto que os bancos, instituições que estão anos fazendo o que fazem e com sucesso: ganhando mais dinheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tive uma certa dificuldade em obter essa informação, a maioria das reportagens só falava da possibilidade de se fazer...

      Excluir