segunda-feira, 2 de março de 2020

Renda Passiva fev/2020: R$236,89 (+31,27% que fev/2019)

E aí galera, tudo de boa?


          Bora realizar mais um fechamento de renda passiva mensal, que em fevereiro chegou a R$236,89, uma boa evolução de pouco mais de 30% em relação ao mesmo período de 2019. maioria esmagadora veio dos FIIs e uma minúscula parte (1,37%) veio das ações, que distribuíram muito pouco durante o mês do carnaval. Expectativa para março é grande aumento da contribuição das ações, pois Itaú pagará gordos dividendos e JSCP.
          Fiz um pequeno ajuste na minha carteira de FIIs, tirei HCRI11 e apliquei o saldo em outros FIIs da minha carteira. Resolvi sair porque este fundo é mono imóvel, mono inquilino, possui um pequeno rolo envolvendo ações revisionais na justiça, presta serviço do tipo essencial de saúde (o inquilino possui algumas regalias), baixa liquidez na bolsa e fim do contrato de locação em período próximo (eventual renovação pode ser ou não favorável ao inquilino), não se enquadrando mais no meu atual perfil de risco de investimento. A decisão de tirá-lo foi tomada de forma tranquila e calculada, sem agir por impulso, o que deixa o investidor mais tranquilo para operar... o buy and hold não é buy and forget, se os fundamentos que você deseja se deterioram não faz mais sentido em permanecer...   
     Apesar da grande queda no valor das cotas dos FIIs e das ações em janeiro e fevereiro, relacionadas à propagação do coronavírus pelo mundo, os proventos de forma geral ainda não sofreram impactos diretos... no entanto algumas empresas multinacionais já soltaram comunicados informando que terão impactos negativos nas receitas deste ano, uma vez que na China, ponto zero do coronavírus, muitas indústrias que fornecem insumos para grande parte das empresas mundiais estão paradas ou com a produção reduzida.
          Baseado nas epidemias que já ocorreram anteriormente, acredito que em relativo pouco tempo as coisas voltarão ao normal, por isso sigo minha estratégia de investimentos normalmente e focada no longo prazo.  

           Saudações e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário