sábado, 1 de fevereiro de 2020

Renda Passiva jan/2020: R$465,17 (+151,51% que jan/2019) 😮😮😮

Saudações meu povo e minha pova!

        E aí, como foram de virada de ano, tudo de boa? Aqui nos meus investimentos anda tudo tranquilo, e esse início de 2020 veio bem mais forte em proventos do que eu imaginava, pois pensava que receberia na faixa dos R$220 a R$230,00 e tive a grata surpresa de receber uma quantidade de proventos bem acima da média de um FII em particular (que em um post passado foi chamado carinhosamente de "rolinho", o RBFF11), além de outros três ou quatro FIIs que pagaram um valor a mais nesse mês e contribuíram para o resultado de R$465,17, o segundo maior da minha série até hoje (perdeu apenas para março/2019). 

           Uma pequena parcela também foi fruto de dividendos e JSCP das ações, mas que não chega a 10% do total de proventos mensais.
            O "rolinho" RBFF11 não é muito bem visto pelos investidores por se tratar de FoF (fundo de fundos), que basicamente investe em outros fundos imobiliários e tem como benchmark o índice IFIX, uma vez que se paga taxa de administração duas vezes, uma para o gestor do fundo originário e  outra para o gestor do FoF. Particularmente gosto deste FII, tenho ele a bastante tempo, me fornece uma certa diversificação e vi com bons olhos a mudança recente de gestor. O FII está para iniciar o exercício do direito de subscrição de um grande número de cotas a um preço total de R$79,09 por cota, bem mais conta que os R$110,00 que estava sendo vendido no início do mês, o que me deixa tentado em subscrever ao menos parcialmente os meus direitos nesse FII.
             Eu sei que a tendência do valor de cota é atingir valores próximos ao da subscrição, porque muita gente vê como oportunidade de realizar lucro ao vender suas cotas atuais por um valor mais alto e, com o dinheiro da venda, mesmo descontando IR de 20% sobre o lucro, conseguir comprar mais cotas que possuía antes, até pensei em fazer isso mas acabei desistindo, uma vez que meu negócio é acumular patrimônio progressivamente... talvez numericamente não tenha sido a melhor opção, mas é  a opção que me deixou mais tranquilo e de acordo com os meus objetivos, então não me arrependo... mês que vem resolvo se entrarei mais forte nesse FII ou não.

               Até o próximo!

4 comentários:

  1. Legal essa análise do RBFF11, vou pesquisar mais sobre ele. Eu não tenho preconceito por ser fundos de fundos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não tenho preconceito, mas já vi muita gente reclamando dizendo que pode simplesmente investir diretamente nos FIIs que o FoF investe, mas eu penso um pouco na praticidade e aceito pagar um pouco mais por ela. Abçs

      Excluir
  2. tbm tenho esse Fii
    prefiro que seja fundos de papel, pq eles conseguem fazer os ajustes necessários pra diversificar entre os próprios fundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade anon, a diversificação fica bem eficiente nesse tipo de fundo.

      Excluir