segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Revisão das metas para 2017 - Mudança de planos

            Olá pessoas,


             Dei uma grande abandonada no blog, eu sei... aconteceram mudanças profundas na minha vida e acabei me desligando um pouco da blogosfera financeira para concentrar minha energia e tempo na resolução do "problemas" advindos dessas mudanças.
             A principal delas foi a mudança de cidade, que acarretou em mudança de moradia e consequente substituição do imóvel para residir. Como consequência percebi que minha lista de metas ficou completamente desatualizada, sendo necessária revisão antes do previsto.
             Sem mais delongas, vamos às metas:

1) Provisionar R$23.400,00 para reduzir o saldo devedor do financiamento imobiliário:

STATUS: CANCELADA

           A ideia era que eu provisionasse R$900,00 por mês e a sra. Canguinha mais R$900,00, para antecipar a quitação do financiamento do apartamento. Acontece que mudamos de cidade, vendemos o apartamento e compramos uma casa na cidade nova, onde pretendemos morar definitivamente. Por causa disso vamos ter que recalcular os valores que vamos acumular para antecipação do pagamento do novo financiamento. Vocês podem estar pensando: já fez a burrada de entrar em um financiamento e agora entrou em outro de maior valor??? Respondo: Nesse ponto eu e a patroa preferimos qualidade de vida, não gostamos de morar de aluguel e definitivamente não nascemos pra isso. É assim que decidimos e não abrimos mão deste ponto.

2) Continuar o aporte de aproximadamente R$200,00 por mês em ações (R$2400,00):

STATUS: CANCELADA

           Os investimentos em ações por esses 2 anos me serviram para definir que realmente este não é o tipo de investimento ideal pra mim. Qualquer pretensão de ocorrência de "juros composto" é falaciosa, o movimento caótico dos preços das ações não contribui em nada para a aplicação matemática poderosa. Se  temos a fórmula de juros compostos:

 M = P . (1 +  i)n

              Não é possível matematicamente obter o montante total se não temos o controle do principal (P) e nem da taxa de juros (i). Além do mais, os dividendos e juros sobre o capital próprio são muito pequenos comparados ao valor do principal. Pra pouca grana não vale investir em ações, por isso liquidei toda minha posição em ações e não pretendo voltar tão cedo. 



3) Aportar R$1.500,00 por mês em renda fixa (R$18.000,00 durante o ano):

STATUS: MANTIDA

         A renda fixa vai ser o carro chefe dos meus investimentos, modalidade de investimento onde definitivamente a fórmula dos juros compostos funciona, tem menor dor de cabeça, garantias do FGC ou do Tesouro Nacional.

4) Aumentar o meu patrimônio em aproximadamente 84% até o final de 2017:

STATUS: ALTERADA

                Devido às mudanças na vida, a meta terá que ser modificada (diminuída), uma vez que vários gastos relacionados à mudança tiveram que ser feitos.


5) Atingir uma renda passiva proveniente de FIIs de aproximadamente R$300,00 por mês:


STATUS: ALTERADA

                Devido às quedas sucessivas da taxa SELIC e sua previsão para 8% a.a., mesmo realizando alguns aportes está difícil manter a renda passiva mensal já adquirida. Então essa meta terá que ser alterada, já que não pretendo realizar novas compras nessa modalidade por algum tempo. Meta alterada para R$150,00 mensais.

6) Praticar atividades físicas regulares 3x por semana, pelo menos:

STATUS: MANTIDA


7) Parar de ingerir sucos industrializados de todas as formas e diminuir sensivelmente os refrigerantes, tomando somente aqueles com zero carboidratos:

STATUS: MANTIDA

              É isso aí. Até a próxima.

2 comentários:

  1. E ai canguinha, comecei um blog agora, vou colocar seu blog no meu rool.
    Parabens pelos posts.

    ResponderExcluir