sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Checklist das metas de 2016

Olá pessoas,

Apesar de não estar registrado aqui no blog, no final de 2015 eu estipulei metas para 2016, financeiras e não financeiras, e como já vi movimentação na blogosfera a respeito do assunto resolvi aproveitar um tempinho livre e também registrar o cumprimento das metas de 2016. 

Acredito que não fará diferença entre postar agora ou somente em janeiro, por isso vou aproveitar e verificar agora.


Resultado de imagem para checklist
Se fosse fácil assim marcar como cumprida...

1) Reduzir o saldo devedor do financiamento imobiliário que possuo para R$85.000,00: META NÃO CUMPRIDA

Um dos principais objetivos que estabeleci nesse ano foi realizar amortização extraordinária e diminuir o valor dessa dívida em aproximadamente R$12.000,00, para pouco a pouco me livrar dela.

Acontece que resolvi abortar (ou melhor, suspender) essa meta até que ocorra uma redução maior na taxa SELIC. Explico: esse financiamento foi feito em 2013, quando meu salário era aproximadamente 1/3 do que recebo hoje, e por isso consegui uma taxa de juros de 6%a.a. na CEF, com CET de 6,17%a.a. Ou seja, um custo inferior ao que este mesmo dinheiro aplicado me renderia num Tesouro Selic da vida, razão pela qual resolvi aplicar essa grana ao invés de cumprir a meta. 

Apesar de estar alavancado e pagando taxas acessórias no valor da prestação do financiamento (seguro de +- R$30,00), pelos meus cálculos e já considerando uma taxa Selic de aproximadamente 12,50%a.a., eu superaria em 3 vezes esse custo de seguro em cada parcela num prazo de 2 anos (alíquota de 15% de IR), aí resolvi juntar o valor até conseguir o montante para quitação total antecipada.

Se a taxa Selic cair para menos de 9% a.a aí farei novamente os cálculos e provavelmente passe a amortizar a dívida mensalmente ao invés de investir com esse fim.


2) Quitar gastos do casamento até agosto/2016: META CUMPRIDA, com pequena ressalva.

Casamento planejado com mais de 2 anos de antecedência, consegui cumprir, com a ajuda da Sra. Canguinha, esta meta que girava em torno de R$25.000,00. Ocorreu tudo bem, casamento realizado, maravilhoso, adoramos tudo, cerimônia e recepção, ficou do jeito que a gente queria. 

A pequena ressalva foi apenas para a viagem de lua de mel, que fechamos o pacote já nos finalmentes, quando tínhamos certeza que daríamos conta de bancar a viagem sem comprometer os investimentos. Apesar de ter dinheiro reservado ao casamento suficiente para quitar a viagem a vista, por não conseguirmos descontos fizemos o parcelamento no cartão de crédito e usamos a grana para investir.

Muitos são radicalmente contra a ideia de gastar grana em casamento e festa, a princípio eu também tinha este mesmo pensamento, mas era um sonho da Sra. Canguinha e resolvemos fazer, e agora posso dizer que não me arrependo nem por um segundo por ter feito, pois acredito que temos que encontrar um ponto de equilíbrio entre viver a vida agora e viver uma boa vida no futuro. Acredito que foi um momento único em nossas vidas e que realmente valia a pena comemorar, e com planejamento e senso de realidade eu e a Sra. Canguinha conseguimos realizar.


3) Aportar  R$1.200,00 por mês em renda fixa: META CUMPRIDA

Mesmo quitando algumas despesas do casamento a meta foi cumprida, alguns meses com certa folga. Comecei a usar a planilha de sistema de cotas do Além da Poupança apenas em outubro, mas com outro registro que tinha consegui verificar o cumprimento da meta.

4) Aportar R$200,00 por mês em ações: META CUMPRIDA

Uso este valor para fazer pequenas aportes na modalidade de Aplicação Automática da Rico, que possuem uma taxa de corretagem bem barata (R$0,50 a cada R$100,00) e ainda isenta de taxa de custódia na renda variável. 

Além desse valor fiz outras compras isoladas de lotes de ações, então a meta foi superada também com certa folga.

5) Iniciar investimentos em FIIs e atingir renda passiva mensal de +- R$100,00: META CUMPRIDA

Acredito que essa foi a minha principal meta de 2016, pois os FIIs proporcionam algo que acho extremamente valioso: fluxo de caixa mensal. A sensação de receber os rendimentos todo mês, pingando em sua conta, é maravilhoso! Consegui cumprir essa meta em outubro, 2 meses antes do final do ano, e sempre reaplicando os rendimentos ou em FIIs ou em renda fixa.

6) Praticar atividades físicas regulares, pelo menos 3x na semana: META NÃO CUMPRIDA

Infelizmente não consegui cumprir essa meta ainda, me matriculei na academia, comecei até num ritmo bom mas não consegui ainda me estabilizar. Creio eu que minha modalidade de trabalho atrapalhe um pouco a cumprir essa meta, pois trabalho em regime de plantão, tanto diurno quanto noturno, tanto em dias de semana quanto em finais de semana e feriados, e com isso não consigo estabelecer e cumprir uma rotina semanal de exercícios, pois às vezes saio do serviço às 07h da manhã, depois de um plantão de 12h, e acabo ficando muito cansado para ir na academia. Enquanto eu estiver neste regime de trabalho eu não sei se vou conseguir cumprir esta meta... :/




Balanço final: 4 metas cumpridas, uma não cumprida por ter sido suspensa e outra não cumprida definitivamente.

Em breve postarei minhas metas de 2017, grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário