terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Balanço das metas 2017




Olá pessoas,

Neste post vou fazer um balanço de 2017 em relação às metas previstas e já registrar aqui as metas para 2018. Vamos então às metas do ano passado:

1) Provisionar R$23.400,00 para reduzir o saldo devedor do financiamento imobiliário:

STATUS: CANCELADA

           Esta meta foi cancelada em virtude da venda do apartamento para a compra de uma casa. Deverá ser retomada em 2018 porque o segundo imóvel também está financiado.


2) Continuar o aporte de aproximadamente R$200,00 por mês em ações (R$2400,00):

STATUS: CANCELADA

           Como expliquei num post passado, não acredito que valha a pena investir valores tão pequenos, face aos custos das operações e chatice para declarar no IR. Pretendo voltar no futuro, comprando quantidades maiores de algumas ações.


3) Aportar R$1.500,00 por mês em renda fixa (R$18.000,00 durante o ano):

STATUS: META NÃO ATINGIDA

         Devido a turbulência que passei em 2017 eu não consegui chegar nem perto de cumprir essa meta, fiquei num aporte positivo de apenas R$3.996,72. Grande parte dos recursos foram utilizados para pagar tributos, taxas bancárias e taxas de cartório por causa da compra da casa. Se não fosse por isso eu teria batido essa meta.

4) Aumentar o meu patrimônio em aproximadamente 84% até o final de 2017:
STATUS: META NÃO ATINGIDA


                O patrimônio aumentou apenas 3,41%, infinitamente abaixo do esperado. Pretendo recuperar um pouco em 2018 o tempo perdido em 2017. Ter conseguido subir o patrimônio, mesmo que apenas um pouquinho, é melhor que ter um decréscimo.


5) Atingir uma renda passiva proveniente de FIIs de aproximadamente R$150,00 por mês:

STATUS: META CUMPRIDA

                Foi possível cumprir essa meta apenas porque no meio do ano eu fiz uma revisão, passando de R$300 para R$150, e consegui um total de R$1.852,02 no ano, ou R$154,33 por mês. Muito longe do projeto original, mas ainda sim um pouco de alento.


6) Praticar atividades físicas regulares 3x por semana, pelo menos:

STATUS: CUMPRIDA PARCIALMENTE

               Durante alguns meses eu consegui levar a cabo os exercícios físicos, mas recentemente não tenho feito os exercícios.

7) Parar de ingerir sucos industrializados de todas as formas e diminuir sensivelmente os refrigerantes, tomando somente aqueles com zero carboidratos:

STATUS: CUMPRIDA PARCIALMENTE

              de forma geral eu melhorei minha alimentação, perdi cerca de 6kg e tento evitar ao máximo estes tipos de bebida. Em 2018 pretendo continuar e obter melhores resultados.



                De forma geral, meu balanço foi uma bosta total, mas com indicativo de melhora pra 2018, pois os piores gastos de altos valores já passaram, agora é administrar os investimentos e conciliar com a amortização do financiamento imobiliário. É isso aí, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário