terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Atualização patrimonial dezembro/2016: +10,99% - Renda passiva: R$ 937,31


Olá pessoas,


Após as festividades de fim de ano retornamos com força e foco total no grande objetivo de pendurar as chuteiras e viver tranquilamente no futuro. Claro que quando eu alcançar a independência financeira eu não pretendo realmente parar de trabalhar, mas sim diminuir o ritmo e focar nas atividades que tenho mais afinidade e me dão mais prazer, mas essa sensação de poder largar tudo e ficar de boa se eu quiser deve ser muito boa!

Resultado de imagem para concentração
Foco e concentração após as festividades de fim de ano

Tive um aumento de 10,99% no patrimônio total, graças principalmente ao volume de aporte que consegui realizar em dezembro, que foi mais ou menos semelhante ao aporte de novembro. 

O rendimento consolidado da minha carteira em dezembro foi de apenas 0,29%, muito aquém daquele 1% tão desejado. No entanto, levando em conta o meu grau de exposição em renda variável (aproximadamente de 40 a 45%) e o desempenho ruim dessa modalidade no final de 2016 eu considero até aceitável esse rendimento. Durante o ano pretendo ainda rebalancear a carteira para a proporção que gosto, 65% renda fixa e 35% em renda variável.



Renda passiva:

- Aluguel imóvel.....: R$   817,00
- Ações................: R$     14,34
- FIIs....................: R$   105,97

Total.......................:R$ 937,31


Grande parte do aporte de dezembro foi em FIIs, que já estavam sem aporte a uns 3 meses. O restante foi para a renda fixa e uma pequena parcela para ações, conforme publicado no post de metas financeiras. A expectativa é que em janeiro/2017 eu consiga uma renda passiva de aproximadamente R$130,00, ou seja, um aumento de +- 25%.

Em relação aos FIIs resolvi mudar um pouco a estratégia em 2017, pois passei a realizar os novos aportes em uma outra corretora, chamada Socopa, que não cobra taxa de corretagem para FIIs. Com isso eu posso emitir várias ordens durante o mês, aproveitando as diferentes datas de entrada de recursos como salário, aluguel do apartamento e os próprios rendimentos de FIIs e dividendos de ações. Nesta nova corretora eu pago apenas uma taxa de custódia de R$10,00 por mês e realizo quantas ordens eu quiser, enquanto na Rico cada ordem envolvendo FIIs eu pagava R$9,80, então financeiramente vale muito a pena pois estou reduzindo meus custos.

Resultado de imagem para pão duro
Fazendo juz ao apelido quando o assunto é redução de custos

Em relação ao aluguel do apartamento, esse deve ser o último mês de renda passiva "cheia", no próximo devo receber o valor parcial, devido a iminente vacância informada no post anterior, mas fica a esperança de que essa vacância seja resolvida o mais rápido possível. Já me apareceu um "parente de parente" me sondando sobre a vacância, quanto era o aluguel e se eu pretendia continuar usando os serviços da imobiliária, aí quando respondi que sim o interesse diminuiu... prefiro assim, imobiliária tem um custo que poderia ser evitado mas prefiro não ter amolação para resolver qualquer problema, em especial com eventual "parente de parente". Bola pra frente!

Bom, vou ficando por aqui, até a próxima pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário